Perfil de acesso

O Sicoobnet Empresarial suporta dois perfis de acesso: Preposto e Operador.


Preposto


É um administrador ou procurador da empresa, devidamente cadastrado na conta corrente como administrador.


O preposto possui acesso completo ao Sicoobnet Empresarial e pode efetivar as transações financeiras (pagamentos, transferências, empréstimos). No entanto, o Sicoobnet Empresarial possui mecanismo para tratar as diferentes categorias de conta corrente conforme a seguir:


      • Conta Solidária: No caso de conta Solidária não é exigida a combinação de assinaturas para efetivar as transações. Neste caso, a operação é efetuada em tempo real no momento que o preposto confirmar a transação com a senha de efetivação.


      • Conta Não Solidária: No caso de conta Não Solidária pelo menos uma combinação de assinaturas é exigida antes da efetivação da transação. Neste caso, quando o preposto realiza uma transação, o sistema gera uma transação pendente da assinatura de outro(s) preposto(s).


O preposto pode conceder ou negar o acesso do operador às transações que desejar e pode configurar os dias da semana e horários no qual o preposto tem direito de acesso à conta corrente pelo sistema.


Operador


É um colaborador cadastrado pelo preposto, geralmente funcionário ou prestador de serviço da empresa, com perfil configurável, que realiza consultas e cadastro das transações para que os prepostos possam aprová-las.


O operador não efetiva transações financeiras, apenas cadastra para a aprovação do(s) preposto(s). No caso das consultas, o acesso depende das permissões concedidas pelo preposto.


Quando o operador cadastra uma transação financeira, por exemplo, um pagamento de conta de luz, este pagamento torna-se uma transação pendente, aguardando a assinatura eletrônica do(s) preposto(s) da conta.


Tanto o preposto como o operador pode ter acesso a mais de uma conta, desde que estejam vinculadas à sua chave de acesso.


E para proporcionar mais conveniência, o preposto pode aprovar as transações pendentes também pelo celular.